10 maneiras de reduzir o desperdício

Pequenos cuidados que envolvem reciclagem e reutilização podem ser eficazes para evitar que restos com potencial energético se acumulem sem eficiência no meio ambiente

Você sabia que, em média, cada pessoa produz 1 quilo de lixo por dia? Para se ter uma ideia, 60% desse material é possível reciclar, 20% a 30% são orgânicos e apenas 10% é inservível. Essa questão também é um problema mundial. Recentemente, a humanidade passou a viver em crédito por ter consumido todos os recursos naturais, isso foi revelado em um cálculo da organização não governamental, Global Footprint Network.

A humanidade utiliza atualmente os recursos ecológicos mais rápido do que a capacidade de regeneração dos ecossistemas, em menos de seis meses já consumimos o que deveria ter sido utilizado durante todo o ano. Por isso, é preciso reciclar, para aumentar a vida útil dos aterros sanitários, reduzir o alto custo de impostos pagos para as concessionárias, além de evitar que matérias primas cheguem para um aterro. Reciclar gera um mercado novo, gera emprego.

A melhor maneira de reduzir a quantidade de lixo existente no planeta é reduzindo a quantidade de lixo produzida. Por isso, diminuir a produção de lixo doméstico é essencial para minimizar o acúmulo de resíduos e a crescente poluição decorrente do descarte incorreto dos mesmos. Embora muitas pessoas pensem que é difícil contribuir para a redução do lixo, pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença. Conheça algumas maneiras bastante simples e eficientes para diminuir a produção de lixo doméstico e faça sua parte.

 

1. Reduzir o consumo

 

A melhor maneira de evitar o desperdício é de simplesmente reduzir o consumo. De forma consciente podemos retirar muitos objetos do carrinho do supermercado e da cestinha nas lojas. Organizar as suas compras é altamente benéfico, pois você economiza seu dinheiro e reduz drasticamente o desperdício, tanto de comida quanto de produtos diários. Faça uma lista com todos os itens e as quantidades que você utiliza entre uma compra e outra e analise o que não é bem aproveitado.

 

2. Não utilize talheres e outros utensílios descartáveis

 

Sempre que possível, tente evitar a compra de bebidas, lanches e refeições em embalagens descartáveis, como sucos, milkshakes, água mineral, marmita de isopor, etc. A opção é sempre levar seu canudinho, talheres e uma garrafinha reutilizável aonde for. Atualmente grande parte dos estabelecimentos até dão descontos para evitar o desperdício e os gastos com tais objetos.

 

3. Tenha uma sacola retornável ao invés do saco plástico

 

Em quase todos os estabelecimentos tem se à venda sacolas ecológicas, principalmente nos supermercados. Elas são baratas, reutilizáveis, possuem modelos e tamanhos diversos, e tem até marcas especializadas para caso opte por um modelo mais sofisticado ou especializado. As Ecobags vieram para ficar, uma vez que você não corre o risco de deixar estragar um produto com as frágeis sacolas plásticas que acabam rasgando. Por serem mais resistentes, você pode colocar todos os produtos utilizando sua capacidade máxima, simplificando e agilizando todo o processo.

 

4. Priorize produtos com refil e a granel

 

Mais uma prática sustentável que também é econômica! Produtos vendidos nesse formato tendem a ser mais baratos justamente pela ausência ou redução de embalagem. Muitos estabelecimentos disponibilizam produtos à granel e há uma grande variedade de lojas e empórios especializadas para esse tipo de venda espalhadas pelo país. Além de ser possível comprar uma grande variedade de produtos como café, oleaginosas, grãos, ervas, temperos, massas, entre outros, a redução da produção de lixo vai fazer bem para seu bolso. Sempre que possível leve o container que você armazena o seu alimento, para assim não gerar lixo.

5. Compre localmente

 

Compre os produtos de hortifruti nas feiras da sua cidade ou no CEASA e leve sua sacola retornável. Os vendedores costumam utilizar menos plástico para armazenar os alimentos, além disso você estimula o comércio da sua região. Guarde as bandejas de ovos até a próxima compra e devolva ao produtor, como benefício você ainda pode barganhar e reduzir exponencialmente a sua pegada de carbono.

6. Leitura online

 

Atualmente todas as editoras já possuem suas revistas, livros e jornais na plataforma digital. Você pode acessá-las pelo celular, tablet, notebook e em computador desktop; seja de uso pessoal, público ou em lan-houses. Sempre que possível, também evite imprimir documentos em papel. Deixe para utilizar a impressora somente quando for realmente necessário e aproveite os dois lados das folhas.

7. Fraldas e absorventes íntimos

 

Apesar de ainda não ter a possibilidade de reciclar fraldas e absorventes íntimos, há alternativas que ajudam a reduzir o consumo desses produtos. Para os bebês, há modelos de pano e híbridos reutilizáveis, que ajudam a gastar menos materiais que são de difícil destinação. Os coletores menstruais, as calcinhas absorventes e os absorventes de pano são uma boa opção para as mulheres. São mais higiênicas, saudáveis para o corpo, assim correndo menos risco de adquirirem a síndrome do choque tóxico. A troca diária é menor, se tornando mais prático e à longo prazo o gasto é drasticamente reduzido. É calculado que uma mulher utiliza em média 10000 absorventes durante a vida, um coletor tem o tempo de vida útil de cinco à dez anos.

8. Compre artigos semi-novos e doe ou venda o que puder

 

Antes de comprar algo novo, considere ir em lojas rotativas. Nesse comércio você pode encontrar de tudo, como bicicletas, roupas, sapatos, bolsas, móveis, eletrônicos, e etc. Tudo isso por uma qualidade incrível e por um preço absurdamente menor. Há lojas específicas para todos os bolsos e até artigos sofisticados. É uma experiência divertida, você pode encontrar itens colecionáveis e realmente únicos. Ao comprar items de segunda mão você está reutilizando algo que acabaria indo para o aterro sanitário.

9. Reutilize embalagens de vidro

 

As embalagens de vidro que você compra de sucos de frutas, molhos de tomates, conservas, requeijão e suas inúmeras variáveis, não precisam serem jogadas fora. Você pode reutilizá-las no lugar dos copos, jarras, e até para armazenar e conservar os mantimentos na sua dispensa, como biscoitos, cereais, grãos, sementes, leguminosas, picles ou qualquer outro tipo de alimento.

 

Os frascos também podem ser usados para guardar refeições na geladeira, você ainda tem a opção de preparar suas refeições com antecedência para os dias menos ociosos. Assim você evita gastos desnecessários ao se alimentar fora, e sempre terá disponível uma comida mais saudável e com o sabor inconfundível do tempero caseiro. Use e abuse da sua criatividade, dá usar para guardar pregos, botões, alfinetes, clips de papel e vale ressaltar que é  também uma forma segura de agregar as pilhas e baterias gastas, para quando você for levar ao Ecoponto mais próximo de sua localização.

10. Compostagem orgânica

 

Na cozinha, nada se perde, tudo se transforma! Selecione os restos antes de jogar fora. Estima-se que uma família pode reduzir até 70% do seu lixo doméstico através da compostagem. Boa parte do lixo orgânico pode se tornar adubo para suas plantas. Esse processo é simples e barato, além de sustentável. Diferentemente do que muitos pensam é inodoro. A composteira domésticacaseira ou residencial funciona basicamente por meio do método da compostagem com minhocas (totalmente higiênicas). Esse método já utilizado por muitos anos é indicado como uma solução para os resíduos urbanos, pois transforma o que seria lixo em aterros e lixões, em um rico húmus, diminuindo a emissão de gases do efeito estufa. Quando os resíduos vão parar em aterros sem tratamento nenhum, a decomposição acaba gerando gás metano (CH4), que é 25 vezes mais nocivo para o efeito estufa do que o gás carbônico (CO2). Existem composteiras para casas, apartamentos e até condomínios, tudo para atender as necessidades e o tamanho que comporte a sua necessidade.

Faça parte da nossa comunidade usando as Hashtags nas redes sociais!

#projetocicloverde #ciclogr

O ciclo só se fecha com você

Ajude alguém próximo fazendo o mínimo,

seja doando o seu resíduo para algum Ecoponto,

ou tenha você um próprio Ecoponto.