Guia definitivo de reciclagem Ciclo

Reciclar é um processo que transforma materiais considerados inutilizáveis em novos produtos para o consumo. Por meio da nossa logística reversa, a reciclagem gera economia para as empresas, redução no gasto de energia e dos gases de efeito estufa. Visa principalmente reduzir os problemas causados pela contínua produção de lixo, como a poluição dos recursos naturais e contaminação do solo, preservando assim a natureza e a nossa qualidade de vida.

Brasil é hoje o quarto maior produtor de lixo no mundo! De todo o lixo produzido, 30% tem potencial para ser reciclado, porém apenas 3% deste total é efetivamente reciclado.

Muitas dúvidas surgem à cerca de como separar os materiais para a reciclagem, e qual o passo a passo à seguir.

Eis aqui um guia definitivo para lhe ajudar à fazer parte do nosso projeto Ciclo Verde.

 

 

Recolhemos nos Ecopontos

 

O papel é um dos produtos mais utilizados do mundo, por isso sua reciclagem é muito importante. Os principais papéis que podem ser reciclados são: jornais, revistas, folhas de caderno, envelopes, listas telefônicas, cartolinas, cartões, cartazes, aparas de papel, formulários de computador, sacos de papel, caixas de papelão (papel ondulado) e panfletos de propaganda. Embalagens Tetrapack, normalmente utilizadas na industrialização de leite, sucos, leite condensado, entre outros, precisam ser previamente higienizadas e secas, assim como as embalagens plásticas, como exemplo as de iogurte, vasilhas e copos descartáveis.

 

 

Os plásticos estão presentes em diversos objetos. Entre os principais materiais plásticos recicláveis temos: copos descartáveis, sacos e sacolas, embalagens PET, canos e tubos de PVC, brinquedos, baldes, tubos de canetas, embalagens de produtos de limpeza e de higiene pessoal, frascos, escova de dente(sem as cerdas), potes de alimentos (sorvete, margarina, etc.) e engradados de bebidas, podem ser recicladas desde que o conteúdo tenha chegado ao fim, evitando assim também o desperdício.

 

 

Quanto aos metais, temos as latas de alumínio e aço, panelas, tampinhas de garrafa, perfil de alumínio, latinhas de comidas(limpas), arames, pregos, utensílios domésticos(inclusive os de aço inox), canos de metal, fios de cobre, papel alumínio (limpo), ferragens, sucatas de automóveis, chapas de metal, janelas, portas e portões.

 

 

Recolhemos entulhos e objetos dado como perigosos, como lâmpadas fluorescentes, baterias e pilhas, para que seu descarte seja feito de maneira responsável e ecológica. Eles devem estar separados do restante dos materiais para não correr o risco de contaminação.

 

A Ciclo separa todo o material por você, não há a necessidade de fazer a coleta seletiva!

Não recolhemos nos Ecopontos

 

Papéis, guardanapos e papelão que tiveram contato com resíduos, como a embalagem que sobra da pizza, caixinhas de sanduíches e cartelas de ovos não podem ser reutilizadas. Papéis adesivos, plastificados, metalizados e fotografias, não são recicláveis.

Plásticos laminados(BOPP), eles são comumente encontrados em biscoitos industrializados, bolachas, salgadinhos, barrinhas de cereal, barras de chocolate, café, ovos de chocolate e rótulos de garrafas pet.

 

Entre os metais não recicláveis temos as latas de tinta, latas de produtos químicos e esponjas de aço.

 

Não recebemos isopor, vidro comum, vidro temperado e espelhos.

 

A Ciclo não coleta lixos contamináveis, como fraldas, máscaras descartáveis, lenços umedecidos, dejetos hospitalares e laboratoriais.

 

Não reciclamos roupas e sapatos, mas caso estejam em boas condições, podem ser doados para pessoas que precisam ou até mesmo revendidos para brechós por um bom preço.

 

Materiais orgânicos não são coletados, todavia eles podem ser reaproveitados por meio da compostagem.

 

 

 

 

 

 

Qualquer dúvida que tenha, entre em contato com a nossa equipe pois será um prazer auxiliá-lo.

 

 

 

 

 

 

Faça parte da nossa comunidade usando as Hashtags nas redes sociais!

#projetocicloverde #ciclogr

O ciclo só se fecha com você

Ajude alguém próximo fazendo o mínimo,

seja doando o seu resíduo para algum Ecoponto,

ou tenha você um próprio Ecoponto.